Apresentação da Área de Diabetes

Dedicados a proporcionar o melhor

A Medtronic desenvolve, há mais de 25 anos, dispositivos para que as pessoas com Diabetes Tipo 1 possam aproveitar a vida da melhor forma. Tanto as bombas de insulina como os monitores contínuos de glicose adaptam-se e adequam-se às necessidades das crianças assim como dos adultos.

Um bom controlo dos níveis da glicose (glicemia) pode prevenir e reduzir os riscos de saúde associados à Diabetes e melhorar a qualidade de vida.

Terapêutica com bomba de insulina

As actuais bombas de insulina têm dimensões muito pequenas e são desenhadas para serem cómodas, como os leitores MP3 e os telemóveis. Vários estudos demonstram que a terapia com bomba de insulina reduz a hipoglicemia e os níveis de A1C (hemoglobina glicada) em comparação com as múltiplas injecções diárias.* A procura de bombas de insulina continua a aumentar, reflectindo assim o êxito destes dispositivos no cumprimento das necessidades das pessoas com diabetes do tipo 1.

A terapêutica com bomba de insulina é, em Portugal, recomendada pela Direcção Geral de Saúde nos seguintes casos:

1. Controlo metabólico não aceitável a fazer insulinoterapia intensiva com múltiplas administrações de insulina (pelo menos 4 injecções/dia), incluindo insulina glargina ou outra com idêntico perfil farmacocinético, definido como:

  • HbA1c> 7% apesar de terapia intensiva;
  • Fenómeno de Dawn com níveis de glicemia>140-160 mg/dL (8-9mmol/L);
  • Acentuada variabilidade diária nos níveis de glicemia.

2. História de hipoglicemia sem pródromos (hypoglycemic unawareness) ou hipoglicemias severas frequentes.

3. Necessidade de flexibilidade no estilo de vida (ex. turnos, viagens frequentes entre vários fusos horários).

4. Gravidez (ou planeamento da gravidez).

5. Necessidade de pequenas doses de insulina.

Controlo contínuo da glicose

O monitor contínuo da glicose é composto por um pequeno sensor inserido subcutaneamente que mede, de forma contínua, os níveis de glicose no corpo e por um monitor que regista e apresenta os valores medidos cada cinco minutos. O monitor pode alertar em caso de aumento ou diminuição brusca dos níveis de glicose, quando passa ou está previsto passar dos limites pré-estabelecidos. Permite ainda descarregar os diferentes valores para o computador para obter uma visualização completa e precisa do histórico.

Soluções de software para web e PC

Os softwares disponíveis permitem descarregar os dados das bombas de insulina, dos monitores contínuos de glicose e dos medidores capilares. Estes dados são tratados e transformados em informação importante que ajudam os profissionais de saúde a optimizar a terapêutica, e em relatórios de fácil utilização que ajudam os diabéticos a gerir melhor a sua doença. A possível sincronização dos dados entre os diabéticos e os profissionais de saúde através da internet permite um acompanhamento à distância.

Consumíveis

Inclui conjuntos de infusão e reservatórios que são utilizados com as bombas de insulina. Os conjuntos de infusão da Medtronic reflectem mais de 25 anos de feedback das pessoas com diabetes e por este motivo são fáceis, práticos e cómodos de usar. Os conjuntos de infusão foram concebidos a pensar em cada pessoa, ajustando-se à sua fisionomia e estilos de vida pessoais.

Acessórios

A variedade de acessórios reforça o design na utilização da bomba de insulina: desde as novas “SKINS” (capas das bombas) substituíveis, aos estojos, clipes e suportes. Existem acessórios para todos os gostos, tanto de adultos como crianças.

Passos seguros para uma cura da diabetes

Em 1983, a Medtronic Diabetes foi pioneira na administração contínua de insulina. A nossa primeira bomba de insulina foi introduzida com vista a oferecer aos diabéticos do tipo 1 “uma melhor forma” de receber insulina.

Desde então temos mantido uma reputação de excelência, na terapia com bomba de insulina e no controlo contínuo da glicose através da inovação e de vários estudos clínicos que comprovam a eficácia e segurança dos nossos dispositivos.

Há aproximadamente 30 anos que trabalhamos com determinação e segurança para a realização de um sonho: um pâncreas artificial como cura da diabetes. Estamos dedicados a atingir essa meta.

Reference

Última actualização: 25 10 2010

Section Navigation

Additional information

Portugal