Apresentação da Área de Neuromodulação

Líder de mercado

Na década de 70, a equipa de investigação da Medtronic foi pioneira no desenvolvimento e na aplicação de técnicas de neuromodulação.

A neuromodulação é a aplicação precisa e regulada de impulsos eléctricos, fármacos e tecnologia biológica em locais específicos do sistema nervoso.

Actualmente, a área de Neuromodulação é líder em sistemas de neuroestimulação implantável e de administração de fármacos.

Estas técnicas ajudam no tratamento de:

  • Perturbações dos movimentos (incluindo doença de Parkinson, Tremor Essencial e distonia)
  • Dor crónica
  • Espasticidade
  • Bexiga hiperactiva e retenção urinária
  • Incontinência fecal
  • Hiperplasia benigna da próstata
  • Gastroparésia

Estimulação cerebral profunda

Uma tecnologia inovadora e comprovada que melhora significativamente a função motora e reduz a incapacidade em doentes que sofrem os efeitos incapacitantes da doença de Parkison, Tremor Essencial e distonia. Estas terapias utilizam um sistema implantável de neuroestimulação que estimula núcleos específicos no cérebro para reduzir os sintomas associados a estas perturbações dos movimentos. Após a implantação do dispositivo médico é possível ajustar a estimulação de forma não-invasiva para atender às necessidades de cada doente.

Terapias de tratamento da dor

A Neuroestimulação e a Administração Intratecal de Fármacos podem ser opções eficazes para doentes que sofrem de dor crónica que não sentem um alívio suficiente das dores ou que têm efeitos secundários desconfortáveis, provocados pelos actuais tratamentos.

Espasticidade

A terapia ITBTM alivia a espasticidade refractária grave não-focal em doentes com paralisia cerebral, esclerose múltipla, traumatismo craniano, lesão da medula espinal e acidente vascular cerebral através da administração de doses pequenas e precisas de um fármaco, injectado directamente no espaço intratecal por meio de uma bomba e de um cateter colocados cirurgicamente por baixo da pele.

Neuroestimulação para controlo da bexiga e intestinos

Este é o primeiro tratamento implantável que aplica estimulação eléctrica nos nervos sacros para tratar a incontinência urinária, a incontinência por imperiosidade e a retenção urinária. Também é utilizada para tratar a incontinência fecal e a obstipação.

Esta terapêutica pode melhorar a qualidade de vida de muitos dos milhões de pessoas que sofrem com os efeitos humilhantes e constrangedores da incontinência.

Terapia de neuroestimulação gástrica

Utilizada para tratamento de náuseas e vómitos crónicos, associados a gastroparésia quando as terapêuticas farmacológicas convencionais não são eficazes. A gastroparésia é uma perturbação gástrica em que a comida se movimenta no estômago mais lentamente do que o normal. Nalguns doentes, esta perturbação provoca náuseas e vómitos crónicos graves que não são suficientemente controlados com os fármacos disponíveis. Estes doentes têm dificuldades em comer e podem necessitar de uma forma de alimentação por sonda para garantir a nutrição adequada.

A terapêutica de neuroestimulação gástrica utiliza ligeiros impulsos eléctricos para estimular o estômago. A estimulação eléctrica ajuda a controlar os sintomas associados à gastroparésia, incluindo as náuseas e os vómitos.

Terapia da hipertrofia da próstata

Esta é uma opção de tratamento minimamente invasiva para homens com mais de 50 anos que sofram de hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hipertrofia da próstata. É um tratamento rápido, seguro e eficaz com poucos efeitos secundários e adversos.

Terapia ajustável para o tratamento de incontinência urinária de esforço nas mulheres

A incontinência é tratada com implantes ajustados após a cirurgia, colocados bilateralmente numa posição periuretral no colo da bexiga para manter a coaptação uniforme e o controlo normal da bexiga.

... e nos homens

Um tratamento ajustável após a cirurgia para a incontinência de esforço, que pode ser causada pelo enfraquecimento dos músculos do foro pélvico ou por perda de controlo do esfíncter que controla a abertura da bexiga.

Última actualização: 25 10 2010

Section Navigation

Additional information

Portugal